Blog do Espaço

COMO ENTENDER A PERSONALIDADE DA CRIANÇA

Se você convive com crianças, com certeza já se surpreendeu com alguns aspectos do desenvolvimento infantil, incluindo a sua personalidade. Muito provavelmente já até brincou em algum momento que alguma característica é parecida com o pai, com a mãe ou com irmãos. Além disto, já deve ter visto mudanças muito importantes acontecerem bem diante dos seus olhos. E talvez até tenha se perguntado: como tudo isto acontece? Como entender a personalidade da criança? E além disto, é possível auxiliar nesse processo de desenvolvimento da personalidade?

Sabemos que a personalidade de um indivíduo é algo complexo e único e neste blog, vamos explorar alguns aspectos do seu desenvolvimento, focando especialmente na criança. Para isto, a nossa conversa será guiada pelos seguintes tópicos:

Pontos importante para se compreender a personalidade

Respeitando a individualidade

É possível ajudar a desenvolver a personalidade da criança?

Vamos juntos? Esse é um assunto que me encanta e que com certeza vai ajudar você a compreender ainda mais as crianças a sua volta.

Quando falamos de personalidade, sabemos que é um assunto muito complexo e que tem vários olhares diferentes e formas de compreender o tema, neste caso, é importante ressaltar que aqui na nossa conversa, vamos falar da personalidade a partir da perspectiva de Carl Rogers.

Pontos importantes para se compreender a personalidade da criança

Na teoria da personalidade da Abordagem Centrada na Pessoa, Rogers nos diz que o ser humano possui uma potência para o crescimento e o desenvolvimento, a qual foi denominada de tendência à realização. Essa tendência impulsiona a pessoa em direção ao crescimento e a autorrealização e tem o foco de buscar atingir o maior potencial que o seu organismo consiga atingir.

 A personalidade é um processo em constante evolução. Ela se constitui a partir da interação entre a percepção que a pessoa tem de si mesma e das interações que ela tem com as pessoas e o mundo ao seu redor.

A personalidade vai se construindo de acordo com os conceitos que vão sendo internalizados, esses conceitos envolvem: a percepção de si, a compreensão de valores e, ainda, as etapas naturais da vida.   

Quando há harmonia entre quem somos e os significados que damos para a nossa experiência vivida, quando podemos ser quem realmente somos, ocorre um desenvolvimento saudável da personalidade.

Quando o que guia é a incongruência, ou seja, há distância entre quem a pessoa é e os significados que ela dá para as experiências vividas, quando ela se guia pelas outras pessoas, pode resultar em questões como ansiedade, angústia, sensação de não estar em sintonia consigo mesmo.

Às vezes as definições teóricas são complexas de entender, mas uma forma simples de nos aproximar da compreensão da personalidade é a seguinte pergunta: que características te definem? O que te caracteriza não importa aonde você vá. Aquelas características que se tirar de você ninguém mais te reconheceria.

É importante ressaltar que algumas dessas características vão se atualizando no decorrer da vida e outras características do seu organismo te acompanham por toda a vida.

Respeitando a individualidade

Neste contexto todo, o respeito a individualidade é muito importante. Possibilitar que a pessoa seja autêntica, ou seja, que ela possa viver as suas experiências de acordo com seus valores e quem ela é genuinamente.

Muitas vezes, quando se trata de crianças, temos a ilusão de achar que o melhor para a criança é que ela viva de acordo com o que achamos, e, então, bombardeamos as crianças de coisas certas e erradas a se fazer, de caminhos prontos que já conhecemos, queremos moldar a criança de acordo com as nossas expectativas. Seguindo esses passos a criança viveria em função de atender as expectativas externas, valorizando algo que sempre vai estar nos outros.

Neste formato a criança vai se distanciando cada vez mais de si mesma, do mundo interior do seu organismo que é tão rico e uma bússola perfeita de desenvolvimento.

Respeitar a individualidade é muito mais do que uma frase clichê, é a possibilidade do desenvolvimento de uma personalidade de funcionamento pleno. De um jeito de ser autêntico e realizado, com liberdade de ser quem se é, sem receio dos julgamentos externos.

É possível ajudar a desenvolver a personalidade da criança?

Essa é uma pergunta que as pessoas sempre se fazem, é possível ajudar a desenvolver a personalidade da criança?

Bom, a personalidade é algo muito complexo, como falamos anteriormente. Consideramos que é um processo dinâmico, que envolve a integração das percepções que a criança tem dela mesma e as experiências vividas. Aliadas ainda a uma tendência de realizar o máximo que o seu organismo possibilite, sempre em direção ao crescimento e ao desenvolvimento.

A forma de auxiliar no desenvolvimento da personalidade de uma criança é criando um ambiente facilitador. O que significa dizer que é um ambiente com condições necessárias para o crescimento e autorrealização. Um ambiente que tenha amor, aceitação e apoio emocional.

Pense em uma criança que vive em um ambiente facilitador, em que ela é considerada incondicionalmente. Neste ambiente ela pode ser quem é, sem julgamento e críticas excessivas. Com certeza essa criança poderá ter muita confiança de seguir o seu próprio guia interno, a elaborar a sua própria experiência. Ou seja, sem se preocupar em atender as expectativas externas em relação a ela.

Para finalizar

Neste blog, exploramos algumas nuances do desenvolvimento da personalidade das crianças, sob a ótica da Abordagem Centrada na Pessoa. Sabemos que cada criança é um ser em constante transformação. Cabe a nós, fornecer um ambiente seguro, de aceitação incondicional e apoio, podendo assim, ajudá-las a florescer o seu jeito de ser, a sua individualidade.

Esperamos que esta jornada pelo desenvolvimento da personalidade infantil tenha sido enriquecedora para você. Se você tiver mais perguntas ou quiser compartilhar suas experiências, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para apoiar você em sua jornada de criação de um ambiente que promova o desenvolvimento da criança.

Jamile Allebrandt

Jamile Allebrandt

Psicóloga, CRP 12/06051

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: