Blog do Espaço

Será que eu preciso de um psicólogo?

A decisão de buscar por um psicólogo é algo pessoal e geralmente envolve momentos de mudança, dificuldades ou vontade de autoconhecimento. Independente do motivo, este pode ser um passo importante e transformador em sua jornada pessoal. Lembre-se de que cada pessoa é única, e não há critérios rígidos para procurar um psicólogo. Esteja aberto para buscar apoio quando sentir necessidade. Mas é importante pontuar que existem, sim momentos que o psicólogo pode contribuir muito para o seu processo. E isso pode depender da situação que você está vivendo, como está lidando com ela. Neste blog vou te ajudar a entender mais sobre isso. No entanto, muitas pessoas podem se questionar se seus problemas são graves o suficiente para justificar a busca por um psicólogo e perder oportunidade de se compreender melhor. Neste blog, vamos refletir sobre:

  • Qual o papel do psicólogo centrado na pessoa? 
  • Sinais comuns de que você pode se beneficiar do acompanhamento psicológico.

 

Qual o papel do psicólogo centrado na pessoa?

Escolhi começar tentando te ajudar a entender qual o papel do psicólogo centrado na pessoa. Pois, talvez conhecendo mais sobre o que um psicólogo faz, você comece a se abrir para diferentes possibilidades de buscar por este atendimento. 

E perceba que mencionei um psicólogo centrado na pessoa. Isso quer dizer que além de ser psicólogo, estamos falando neste blog também da abordagem de atuação, que é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Existem diferentes teorias e abordagens dentro da psicologia e cada uma possui uma forma diferente de atuar.

É muito comum as pessoas entenderem que devem buscar o psicólogo apenas em situações de adoecimento, vivências mais graves. Há aqueles que estão insatisfeitos com como está levando a vida e gostaria simplesmente de se conhecer melhor, e nem sempre imagina que isso é possível de fazer em um encontro com um psicólogo. 

Existem diferentes tipos de serviço quando se trata da clínica psicológica. De todo modo, ainda que por caminhos diferentes, o psicólogo centrado na pessoa não atua de maneira a te dizer o que deve ou não fazer, pelo contrário. A ideia desse encontro é contribuir para a você perceber mais sobre si e o seu movimento e a partir disso fazer suas próprias escolhas!

O psicólogo centrado na pessoa vai garantir um encontro facilitador

O psicólogo não pretende alterar a pessoa ou apresentar soluções para seus problemas, pois reconhece e confia na capacidade e autonomia do cliente em relação à sua própria vida. Nossa função é contribuir para um encontro que facilite o seu autoconhecimento. 

Faz parte da experiência estar em um momento com alguém considerador, disponível, aberto para te ouvir e dialogar contigo! E desta maneira, quem está à frente do processo é você mesmo, é você quem dá o tom, o ritmo. O papel do psicólogo é ajudar você a entender os significados das experiências que está vivendo, refletir contigo sobre as tuas emoções para assim você conseguir compreendê-las e enxergar o seu movimento na vida. 

Assim, no encontro com o psicólogo, por meio do diálogo e da ampliação da compreensão sobre si, a pessoa se aproxima das suas sensações e sentimentos, em vez de se apegar a uma percepção distorcida de si mesma. O papel do psicólogo é contribuir para você enxergar e conhecer cada vez mais sobre você mesmo! E isso te ajuda a ter repertório e estratégias para lidar com as situações da sua vida

Então, pensando nisso, basta que você esteja com desejo de buscar atendimento, com vontade de se conhecer melhor que já é suficiente para buscar um psicólogo. Certo? Agora vamos refletir juntos, situações e momentos que um psicólogo pode te ajudar!

Sinais comuns de que você pode se beneficiar do acompanhamento psicológico

Foto de Luis Villasmil na Unsplash

Dificuldades nos relacionamentos interpessoais:

Seus relacionamentos com familiares, amigos ou parceiros estão enfrentando desafios constantes? Se você está tendo dificuldade em se comunicar, estabelecer limites saudáveis ou lidar com conflitos de forma construtiva, um psicólogo pode ajudar a explorar as dinâmicas das suas relações e com isso você pode encontrar estratégias para construir relacionamentos mais saudáveis. 

Neste caso é possível realizar uma psicoterapia individual. Mas existe também a possibilidade de um atendimento de casal, caso o desejo e a demanda tenha a ver com o seu relacionamento amoroso e o seu parceiro ou parceira também tenha essa vontade. Ou com a terapia familiar, que envolve os membros da família disponíveis para trabalhar as relações e a dinâmica do sistema familiar. 

 Eventos estressantes

Se você passou por um evento estressor, como a perda de um ente querido, divórcio ou acidente, ou está lidando com níveis elevados de estresse, pode ser benéfico buscar a ajuda de um psicólogo. Este processo servirá para processar essas experiências e contribuir para fortalecer a sua resiliência. Não precisa necessariamente iniciar uma psicoterapia, por exemplo, você pode procurar um encontro para falar sobre aquela situação específica em uma consulta de plantão psicológico. 

Já nos processos de luto, apesar do luto fazer parte da nossa vida e de termos a capacidade de lidar com eles, existem momentos em que este processo pode não acontecer, em que a pessoa acaba desenvolvendo um luto complicado. Isso pode acontecer pelas experiências de luto anteriores, ou pela característica da pessoa enlutada, ou pela forma como a perda ocorreu. E esta é sim uma hora muito importante para buscar um psicólogo para uma psicoterapia do luto. Um luto complicado pode gerar outros desdobramentos na saúde emocional e um acompanhamento psicológico voltado para isso vai contribuir e vai ser importante.

Sentimentos persistentes de tristeza, ansiedade ou desesperança

Se você está enfrentando emoções negativas intensas e duradouras, como tristeza profunda, ansiedade constante ou uma sensação de desesperança em relação à vida, é um sinal de que você pode se beneficiar do suporte de um psicólogo. Esses sentimentos podem indicar a presença de um problema emocional que requer maior atenção. Geralmente nesses momentos é importante além do psicólogos, contar com outros profissionais da saúde, como o médico psiquiatra, por exemplo. 

Mudanças intensas de vida, de carreira

 Momento de mudanças na sua trajetória acadêmica ou profissional com dificuldades de encontrar recursos para lidar com os desafios, ou ainda, baixa produtividade, dificuldade de concentração. Em momentos que são parte do processo de amadurecimento, mas que estão vindo acompanhados de sofrimento emocional e uma dificuldade de lidar com suas questões. São em momentos como estes, quando nos questionamos sobre os nossos rumos, ter um psicólogo para partilhar, refletir sobre, é muito construtivo e contribui para dar significados a essas experiências.

Saber quando procurar um psicólogo é uma decisão pessoal. Deste forma, se você está enfrentando dificuldades emocionais ou relacionais que afetam sua qualidade de vida, pode ser o momento de buscar apoio profissional. Lembre-se de que o psicólogo é um profissional que oferece um ambiente seguro e acolhedor para explorar suas emoções. Além disso, desenvolver habilidades de enfrentamento construtivas, buscando cada vez mais que você encontre sua autenticidade e bem-estar emocional.

Foto de Stephen Leonardi na Unsplash

Não hesite em procurar um psicólogo se sentir que pode se beneficiar desse suporte. Se quiser falar com uma das profissionais da nossa equipe, clique aqui. Assim podemos te ajudar a compreender qual serviço é indicado para o seu caso.  Sua saúde é valiosa e merece atenção.

Ana Luísa Remor

Ana Luísa Remor

Psicóloga, CRP 12/11646

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: