Blog do Espaço

COMO SE COMUNICAR MELHOR COM SEU FILHO

Conversar sobre como se comunicar melhor com seu filho é conversar sobre a sua relação com ele. Você sente que falta comunicação entre vocês? Percebe que às vezes um não compreende o outro? Já se perguntou se é possível melhorar a comunicação entre vocês? Se a resposta a estas perguntas for sim, este conteúdo pode te interessar.

Para explorar este mundo da comunicação entre pais e filhos, pensamos em 3 tópicos principais que podem ajudar a ampliar o olhar sobre isto:

  • Toda comunicação é um desafio
  • Dicas de como se comunicar melhor com seu filho
  • E se a comunicação não fluir?

Toda comunicação é um desafio

De uma forma geral, se comunicar é um grande desafio para o ser humano e isto acontece em todas as idades. A simplicidade do conceito de que para existir uma comunicação é preciso ter um emissor, um receptor e uma mensagem a ser transmitida, se enche de nuances que tornam este momento um verdadeiro desafio. Aspectos como: a idade, a compreensão cognitiva, a forma de transmitir a mensagem, os significados pessoais, as emoções envolvidas interferem muito na qualidade e se a comunicação vai ser efetiva ou não.

E a comunicação entre pais e filhos também está inserida neste contexto. Em primeiro lugar é muito importante que a gente pense sempre que as pessoas passam por fases de desenvolvimento durante a sua vida, e é preciso adequar a comunicação em cada um destas fases. Isto significa dizer que a comunicação com uma criança nos primeiros anos de vida, por exemplo, precisa levar em conta que a criança não tem recursos cognitivos muito elaborados e desenvolvidos para total compreensão. Que a comunicação com o adolescente será cheia de argumentos e misturados com uma intensa emoção. E que na comunicação com pessoas mais idosas é muito provável que venha cheia de certezas, às vezes com pouco espaço para o diálogo.

E quando a gente fala em comunicação entre pais e filhos sempre precisaremos conversar sobre diferentes formas de comunicação. Qual é a sua intenção no momento? Qual é o objetivo do que precisa ser conversado?

Comunicar x dialogar

Por vezes os pais gostariam somente de comunicar algo, no sentido de informar, combinar ou aconselhar alguma coisa. E se você é pai ou mãe, sabe o quanto precisamos deste formato no dia a dia, em muitas situações é preciso algo mais direto e objetivo.

Outra forma de comunicar é o diálogo, e neste momento é preciso estar disposto a escutar o outro, de estar aberto para a compreensão, querendo uma conexão emocional. Neste formato, é preciso ter empatia e abertura para novas ideias. Um formato de comunicação que é construída por duas pessoas.

O que há de similar em qualquer forma de comunicação é a necessidade do respeito, de ser um formato acolhedor, com uma interação que não seja violenta, uma comunicação leve para todos. E neste sentido a comunicação não violenta pode ajudar. A Comunicação Não Violenta (CNV) foi pensada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que esclarece uma forma mais empática de se comunicar, onde há a possibilidade de se dialogar e transmitir informações de forma respeitosa e leve.

Dicas de como se comunicar melhor com seu filho

Apesar da comunicação ser algo muito pessoal e que sempre é preciso pensar na relação como um todo, tem algumas dicas que efetivamente podem ajudar nesta reflexão sobre como se comunicar melhor com seu filho. Abaixo listamos algumas delas:

  • Tente se comunicar de acordo com a idade da criança ou do adolescente. Se for uma criança pequena, a comunicação deve ser mais direta, com menos palavras para facilitar a compreensão. Se for um adolescente, já é possível argumentar mais e trocar informações.
  • Lembre da importância da comunicação não verbal. As palavras ditas estão coerentes com o que você está sentindo? Estão coerentes com o que comunica o seu corpo? Os filhos são muito abertos a comunicação não verbal, em caso de contradições é possível que a comunicação acabe não fluindo;
  •  Ofereça uma escuta com atenção e foco, tentando compreender o que é dito. Sem julgamentos, sem interrupções, sem tentar responder antes da conclusão do seu filho, isto fortalece a comunicação;
  • Seja sempre empático, procure tentar olhar a situação pelos olhos do seu filho, isto vai gerar maior conexão e compreensão entre vocês;
  • Procure sempre fazer uma comunicação respeitosa, às vezes com a correria do dia a dia,  o adulto acaba se utilizando de uma certa autoridade e poder que possui na relação com filho para abreviar a comunicação. Procure não usar este atalho, que pode gerar afastamento e busque sempre uma comunicação com respeito.

E se a comunicação não fluir?

Se você perceber que a comunicação não está fluindo entre vocês, é importante refletir em quais momentos isto está acontecendo, de que forma está acontecendo, o que seu filho está transmitindo a você, em quais momentos existe conflito. Com esta reflexão e esta percepção, é possível rever a relação entre vocês.

Mas a gente sabe que às vezes perceber isto e cuidar desta relação é algo que é difícil e que uma ajuda profissional pode ajudar neste momento. Podemos pensar em se há necessidade de um acompanhamento psicológico na infância ou em alguns momentos uma orientação aos pais também pode ajudar. Se quiser conversar com uma das nossas profissionais para entender se de fato faz sentido esse tipo de ajuda para você,clique aqui.

Jamile Allebrandt

Jamile Allebrandt

Psicóloga, CRP 12/06051

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Relacionamento Humano

Que história é essa?

Certo dia eu estava em uma farmácia fazendo compras e escutei o pedido de socorro de uma voz masculina. Imediatamente, parei o que estava fazendo

Ler Mais »
Relacionamento Humano

Mais Gentileza, por favor!

Você se considera uma pessoa gentil? Você propaga práticas de gentileza como recurso para promover o bem-estar? Nossas respostas para essas perguntas poderão nos ajudar

Ler Mais »
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: