Blog do Espaço

Ansiedade em crianças: processo natural ou preocupante?

Sabemos que a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, e isso inclui as crianças. É comum que elas sintam ansiedade em situações novas ou desafiadoras, mas é importante estarmos atentos, caso a ansiedade comece a interferir na rotina e no desenvolvimento delas. Você tem crianças próximo de você? Percebe que ela apresenta ansiedade? Então, neste blog, vamos conversar sobre como identificar a ansiedade na infância e como apoiar as crianças que vivem esse processo, cuidando para que elas se sintam acolhidas e seguras. Estarei junto para refletir com você sobre esse tema, a partir desses 3 pontos:

  • Sinais de ansiedade na infância
  • Fatores que podem desencadear a ansiedade
  • Como ajudar as crianças que apresentam ansiedade

Sinas de ansiedade na infância

Vamos entender um pouquinho sobre a ansiedade infantil? Primeiramente gostaria de propor a você que antes de considerar que é uma ansiedade precisamos entender qual o momento do desenvolvimento essa criança está e o que ela está expressando. Se você está na dúvida se a criança está com ansiedade, vamos precisar entender o que o medo que ela está apresentando pode significar. Lembrando que o medo é um sentimento natural, que sentimos sempre que nos deparamos com uma situação que pode nos ameaçar. Então, tente reconhecer se o que ela está apresentando é ansiedade ou medo de uma situação. É importante nos atentarmos que a criança está descobrindo o mundo e para ela tudo é muito novo, e as situações podem sim assusta-la e isso é natural.

Tem algo importante de identificarmos é que o medo é um sentimento natural, que sentimos sempre que estamos diante de uma  ameaça real ou percebida. Então, quando a criança nessa idade percebe que pode perder o que ama, é natural ela querer agarrar. Então, ela vai fazer birra, todas as vezes que seus pais a deixarem na escola ou então quando precisar dormir na casa de outra pessoa. Mas percebe que esse sentimento é fruto de um medo real que ela está reconhecendo, identificando que nem sempre os seus pais vão estar perto. É comum também em uma determinada fase do desenvolvimento aparecer o medo de animais, entre outros medos, porém esse sentimento é algo passageiro. Ele dura alguns meses e é um medo intenso, mas que logo a criança com ajuda, vai encontrar saídas para interagir com esse medo. Então, ir para o quarto dos pais e reconhecer que eles estão ali, já dá uma sensação de alívio, pedir ajuda para as pessoas para tirar o animal que está a ameaçando também já passa a sensação de desespero. 

Então, se a criança que está próxima de você está vivendo essa fase,  pode ser um medo natural do ciclo dela. Porém tem momentos em que a criança pode estar vivendo um medo mais intenso e não está conseguindo achar saídas. Daí pode representar uma ansiedade preocupante para a fase dela

É importante saber que a ansiedade pode se manifestar de diversas formas em crianças, como:

  • Mudanças no comportamento, como ficar mais quieto ou agitado do que o normal;
  • Preocupações excessivas com situações específicas, como a escola ou a separação dos pais;
  • Medo irracional de coisas ou situações comuns, como animais ou o escuro;
  • Dificuldades para dormir ou pesadelos frequentes;
  • Sintomas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago ou náuseas.

Esses comportamentos também são comum no medo natural, mas se essas situações persistiram por muito tempo e você perceber que a criança não está conseguindo utilizar de recursos para lidar com o medo, então, pode ser importante procurar um psicólogo para lidar com essa ansiedade.

Fatores que podem causar ansiedade na infância.

Nesse tópico estou aqui para refletirmos algumas situações que você pode ficar atento caso a criança que está perto de você possa estar vivendo. As crianças vivem no seu dia-a-dia muitas mudanças importantes, perdas, processo de aprendizagem e lidar com essas situações pode apresentar alguns sentimentos que precisam ser significados para que ela possa processas essas mudanças.
Então precisamos ficar atentos quando a criança vive alguns processos e não está processando. Você pode perceber isso se notar que a criança está muito tempo triste, não está conseguindo lidar com as situações adversas ou frustrações. São situações que devemos ligar o sinal de alerta. Então, caso a criança não esteja conseguindo lidar com essas situações fique atento:

  • Mudanças importantes na vida da criança, como mudança de casa ou escola e há mais de 6 meses você percebe que ela ainda não criou recursos para lidar com isso.
  • Experiências traumáticas, como perdas ou morte; perder alguém que amamos é uma situação que causa tristeza e dor. Esse processo é um processo comum do luto e a criança precisa viver essa dor para que possa processar o luto. A morte é algo natural, e precisamos vivenciar esse processo. Cada criança, dependendo a faixa etária vai processar de uma forma diferente e cada uma tem seu tempo. Então, se você está na dúvida se a criança está conseguindo processar o luto, procure um especialista, pode ser importante para o processo de desenvolvimento da criança.
  • Frustrações e aprendizagens; algumas crianças pode apresentar dificuldades no seu processo de aprendizagem ou de lidar com as frustrações. Fique atento caso perceba algumas dessas dificuldades, pode ser importante buscar um psicólogo infantil para lidar com a situação e assim ajudar a criança a construir novos recursos para lidar com isso.

Como ajudar crianças com ansiedade

Se você tem contato com uma criança com ansiedade e percebe que ela está apresentando uma situação ansiosa, é importante ficar atento. Vou compartilhar algumas dicas que possam contribuir para te ajudar a estar com essa criança nessa situação. Uma coisa importante é, se a criança está com essa preocupação excessiva ela também já não sabe o que fazer para se acalmar, com certeza ela já tentou várias saídas, então, palavras como, pare com isso, ou pense em outra coisa, não costumam ajudar, pois pode deixar a criança ainda mais nervosa. Então preste atenção no que essa criança está querendo apresentar para você nesse momento. Nesses casos, podemos:

  • Ajudar a criança a perceber seu corpo e a situação real em que ela está; Poder ajudar ela a reconhecer que o ambiente está seguro, como está seu corpo, ajudar ela a respirar e apresentar o quanto a respiração acalma o seu corpo e assim ir apresentando que ela já está se acalmando e que a situação está bem.
  • Criar um ambiente seguro e acolhedor em casa e na escola, para que a criança se sinta confortável e protegida;
  • Ensinar técnicas de relaxamento e respiração, como respiração profunda e relaxamento muscular, que ajudam a diminuir a ansiedade;
  • Buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou um psiquiatra, que pode orientar e acompanhar o tratamento da criança;
  • Incentivar atividades saudáveis, como exercícios físicos e hobbies, que podem ajudar a criança a se distrair e relaxar.

E se você perceber que a criança está apresentando mais vezes esses sintomas de ansiedade busque um psicólogo, será importante para que ela possa desenvolver novas formas de lidar com essa ansiedade.

A ansiedade na infância é um problema preocupante, mas que pode ser tratado com apoio e cuidado. É importante que os adultos ao redor da criança estejam atentos aos sinais de ansiedade e possam construir uma rede de apoio. Com amor, paciência e orientação profissional, as crianças podem superar a ansiedade e desenvolver uma vida saudável e feliz. A Ludoterapia Centrada na Pessoa é toda pautada nessa forma de estar com o outro. É com esse olhar que trabalhamos aqui no Espaço Viver. Se você tiver vontade de saber sobre os nossos serviços e conhecer o nosso trabalho, clique aqui e fale com uma de nossas psicólogas! Você não está sozinho (a)!

Espaço Viver Psicologia

Espaço Viver Psicologia

Perfil administrativo do Espaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Infância e Adolescência

“13 Reasons Why” para viver

Você já deve ter percebido a quantidade de questões emocionais vividas pelos adolescentes da nossa sociedade, não é mesmo? A segunda temporada da série 13

Ler Mais »
Dificuldades no Desenvolvimento e na Aprendizagem

Entenda o TDAH na infância

Tem criança muito agitada, que não consegue parar quieta. Tem aquela que parece que não ouve e você precisa falar muitas vezes a mesma coisa.

Ler Mais »
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: