Blog do Espaço

Tenho uma relação de codependência emocional?

Atualmente os relacionamentos, principalmente devido à tecnologia que nos conecta com outros rapidamente, têm sofridos mudanças em sua forma de se estabelecer, causando certos desafios e dificuldades. A codependência emocional, também conhecida pelo termo dependência emocional ou dependência afetiva, é a inabilidade que algumas pessoas têm de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis consigo mesmo e/ou com os outros, acarretando um estabelecer de relacionamentos conflituosos, que trazem desgastes ou possuem características destrutivas.

Para entender mais sobre a codependência emocional, passaremos pelos seguintes pontos:

— O que é codependência emocional;

— Como saber que alguém é codependente: principais sinais;

— Codependência versus dependência;

— O que causa a codependência emocional?

— Como deixar de ser codependente;

A codependência geralmente faz com que você canalize sua energia para apoiar as pessoas em sua vida sem abrir espaço — ou mesmo considerar — o que você precisa para si mesmo. O principal sinal de codependência é elevar consistentemente as necessidades dos outros acima das suas. Outros sinais incluem comportamentos controladores, autossacrifício e medo de rejeição. Mas estes não são os únicos.

Compreender o que realmente é a codependência e reconhecer os sinais de codependência em seu comportamento é um primeiro passo importante para construir limites saudáveis ​​e honrar suas próprias necessidades.

O que é a codependência emocional?

A codependência emocional é uma maneira de se comportar em relacionamentos em que você prioriza persistentemente outra pessoa em vez de você e avalia seu humor com base em como ela se comporta. A codependência geralmente envolve uma sensação de esquecer “onde você termina e seu parceiro começa”.

Quanto mais você se concentrar em fornecer o apoio que acredita que os outros precisam, mais eles podem começar a se apoiar em você. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil desembaraçar-se, atrapalhando a pessoa a se reconhecer como indivíduo singular. Desta forma, a codependência emocional pode eventualmente causar uma desconexão de suas próprias necessidades e desejos, promovendo dinâmicas de relacionamento não saudáveis, afetando a autoestima e o bem-estar geral dos indivíduos codependentes emocionais.

A codependência emocional se refere a qualquer relacionamento em que uma pessoa perde seu senso de independência e acredita que precisa cuidar de outra pessoa. Os padrões de comportamento codependente geralmente envolvem quatro temas principais: o autossacrifício (que difere de altruísmo); uma tendência a se concentrar nos outros; uma necessidade de controle, o que pode alimentar o conflito; dificuldade em reconhecer e expressar emoções. Esses temas podem aparecer em vários tipos de relacionamentos — e até mesmo na maneira como você se relaciona consigo mesmo.

Como saber que alguém é codependente: principais sinais

A codependência emocional não é considerada um transtorno mental, porém os especialistas compreendem que este jeito de se relacionar causa sofrimento pessoal e atrapalha na qualidade das relações interpessoais. Os sinais mais comuns de codependência emocional incluem:

— a necessidade profunda de aprovação dos outros;

— autoestima que depende do que os outros pensam sobre você;

— o hábito de assumir mais trabalho do que você pode lidar de forma realista, tanto para ganhar elogios quanto para aliviar o fardo de um familiar;

— uma tendência a pedir desculpas ou assumir a culpa para manter a paz nas relações;

— um padrão de evitar conflitos a todo custo;

— uma tendência a minimizar ou ignorar seus próprios desejos, priorizando outros;

— preocupação excessiva com os hábitos ou comportamentos de um familiar;

— hábito de tomar decisões pelos outros ou tentar “gerenciar” os entes queridos;

— um humor que reflete como os outros se sentem, em vez de suas próprias emoções;

— culpa ou ansiedade ao fazer algo por si mesmo;

— fazer coisas que você realmente não quer fazer, simplesmente para fazer os outros felizes;

— idealização de parceiros ou outros entes queridos, muitas vezes a ponto de manter relacionamentos que o deixam insatisfeito;

— presença de medo de rejeição ou abandono;

— necessidade de apoiar os outros, mesmo que lhe gere sofrimento ou prejuízo;

Se você se comporta de maneira codependente, não oferece apoio apenas temporariamente, como quando um familiar enfrenta um revés. Em vez disso, você tende a se concentrar em cuidar e cuidar dos outros a ponto de começar a se definir em relação às necessidades deles. A prioridade da vida deixa de ser você, passando a se dedicar a outros.

Codependência versus dependência

Algum nível de dependência emocional é saudável nos relacionamentos, pois humanos têm necessidade de se conectar a outros. Pode ser difícil sobreviver sozinho, e a maioria das pessoas prospera com companheirismo e apoio social. Relacionamentos onde os parceiros cuidam de si e do outro funcionam melhor para as pessoas envolvidas, isso significa que você não se concentra apenas nas necessidades deles ou extrai seu valor do autossacrifício, mas está disponível para apoiá-los quando necessário.

Um relacionamento saudável e de apoio envolve ouvir, esforçar-se para entender e manter em mente as preocupações de outra pessoa. Codependência emocional é quando esse comportamento de cuidado cruza a linha de tentar direcioná-los ou controlá-los. Ocasionalmente, depender dos outros — e permitir que eles dependam de você — para ajuda e apoio é perfeitamente válido. Você pode depender de alguém para algumas coisas enquanto ainda mantém sua própria identidade e senso próprio.

Uma relação de dependência emocional saudável significa que você deve expor suas próprias necessidades e desejos, deve pedir apoio quando você se encontrar em sofrimento, e se sente seguro e confortável para expressar suas próprias necessidades, deixando que outros saibam quando estiverem pedindo muito de você e você faz isso sem se preocupar com uma possível rejeição. Em suma, você apoia os outros — mas não às custas de suas próprias necessidades.

O que causa a codependência emocional?

A codependência geralmente aparece em relacionamentos românticos e pode dificultar na definição e manutenção de limites saudáveis. Como resultado da codependência emocional, você pode escolher parceiros ou amigos emocionalmente abusivos, ter dificuldade em reconhecer quando precisa se proteger e permanecer em relacionamentos disfuncionais. Ela pode fazer com que você sinta que não tem propósito de vida quando não está fornecendo apoio a outro, porém se dedicar totalmente aos outros pode lhe impedir de fazer qualquer coisa por si mesmo.

Comportamentos codependentes são, na maioria, enraizados nas relações da infância com seus pais e outros cuidadores. As experiências em sua família de origem podem desempenhar um papel importante na saúde emocional e mental ao longo da vida. A maioria dos fatores que contribuem para essa condição começa com os pais que, por uma razão ou outra, têm limites não muito bem estabelecidos, e quando suas necessidades não são atendidas continuamente, você se torna incapaz de se afirmar ou mesmo saber o que deve pedir.

A codependência é um comportamento aprendido. Isso significa que é possível desaprender os traços codependentes que causam angústia e afetam seus relacionamentos e bem-estar. Se não for tratada, a codependência pode levar a pessoa a ter sentimentos de ansiedade ou depressão; sentimentos de vazio; uma sensação geral de impotência ou desamparo; autoestima diminuída; desesperança; esgotamento físico e emocional. A falta de uma noção clara de quem você é também pode impedi-lo de se envolver em amizades e relacionamentos gratificantes, deixando-o se sentindo solitário e isolado.

Como deixar de ser codependente

Os sinais de codependência que listamos acima podem oferecer um ponto de partida, mas reconhecer a codependência em si nem sempre é um processo simples. Um profissional de saúde mental pode oferecer apoio ao reconhecer os principais sinais de codependência, a superar tendências de agradar às pessoas; a abordar sintomas relacionados à saúde mental, incluindo sentimento de culpa, ansiedade ou depressão, pode auxiliar a se reconectar com seu autocuidado e fazer escolhas tendo a si como prioridade, bem como a estabelecer limites saudáveis.

A psicoterapia para pessoa com estilos relacionais de codependência emocional é recomendada, pois ela revela uma dinâmica complexa, que atinge a todos os relacionamentos, então nem sempre pode se resolver adequadamente por conta própria. O suporte de um profissional treinado pode ajudá-lo a processar quaisquer desafios não resolvidos. No entanto, você pode dar alguns passos em seu autocuidado que vão lhe ajudar a ampliar sua consciência de si e a refletir sobre seu jeito de ser e se relacionar:

Passe algum tempo sozinho: Seu relacionamento consigo mesmo é tão importante quanto os relacionamentos que você constrói com os outros; por isso, é importante equilibrar o tempo que você passa com os entes queridos com o tempo regular para si mesmo. O tempo sozinho lhe dá a chance de entrar em contato com suas emoções e refletir sobre as experiências diárias;

Persiga seus interesses: Talvez você não tenha tempo para si mesmo por tanto tempo que mal se lembra do que costumava desfrutar. Estabelecer uma maior autoconsciência é uma grande parte da superação da codependência. Então, redescobrir as coisas que você gosta e não gosta pode te ensinar mais sobre quem você é e o que você quer da vida.

A codependência emocional se expressar ao colocar as necessidades de outra pessoa antes das suas. Embora seja muito natural querer apoiar as pessoas que você ama, também é importante traçar uma linha entre suas necessidades e as deles. Mudar o padrão de se estabelecer relações pode ser muito desafiador, por isso a facilitação deste processo pode ser fundamental! Se você precisar de ajuda nesse processo, conte com nossa equipe! Clique aqui e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer mais e entender o que faz sentido para você.

Juliana Fitaroni

Juliana Fitaroni

Psicóloga, CRP 18/02964

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados:
Assine a Newsletter do Espaço!

Compartilhe: