Hoje o sol não brilhou… a dor da perda deixa um aperto na alma. É assim que sentimos quando perdemos alguém, mesmo que saibamos que a morte é inevitável, quando chega a hora da despedida, sempre dói o coração.
Viver a dor da perda é algo natural e sempre que rompemos com pessoas com quem temos vínculo afetivo passamos por esse processo. Porém, têm alguns momentos que esse rompimento pode trazer consequências e prejuízos em nossa vida e pode ser o momento de buscar um serviço específico que se chama psicoterapia do luto. Quer saber mais sobre isto? Este texto vai ajudá-lo a compreender sobre esse serviço.
Será abordado neste blog os seguintes pontos:
- O que é a psicoterapia do luto?
- Quando devo buscar esse serviço?
O que é a psicoterapia do luto?
A psicoterapia do luto é um serviço específico para aquelas pessoas que não estão conseguindo elaborar o luto de forma natural. Este serviço tem o objetivo de ser um espaço para que o enlutado possa conviver com as suas emoções e sentimentos frutos da perda. Para que o psicólogo possa facilitar este processo, existem alguns recursos objetivos que alguns profissionais utilizam, como fotos, desenhos, vídeos, entre outros, que ajudam a pessoa a elaborar. O objetivo destas tarefas é para que o enlutado possa aceitar a perda, elaborar a dor, reconhecer o momento de organizar os pertences da pessoa que morreu, até chegar o momento do enlutado conseguir realizar as atividades da vida sem se sentir paralisado por conta da perda.
Este serviço consiste em um espaço para que o enlutado se sinta cuidado, seguro e possa conversar sobre a perda, seus medos, suas inseguranças e, gradualmente, ir significando suas emoções. Então, o objetivo principal da terapia do luto não está em fazer o enlutado esquecer a pessoa que perdeu, mas, sim, elaborar esta perda, para que a lembrança da pessoa não o impeça de viver.
Os encontros pretendem finalizar quando o cliente consegue realizar as atividades de sua rotina e reconhece que a presença da pessoa está dentro dele e independentemente das atividades que vai realizar na vida, o que viveu naquela relação existirá para sempre dentro de si.
Quando devo buscar esse serviço?
Uma das coisas fundamentais que você precisa saber é que nem todo o enlutado precisa desse tipo de serviço. Porém, caso o enlutado esteja parando a sua vida por conta de um luto, precisamos ficar atentos. Então, para ajudar você a reconhecer se é o momento de buscar esse serviço, vou citar três situações para as quais é indicado a psicoterapia de luto:
Em casos de luto complicado. Para reconhecer se o enlutado está vivendo um luto complicado, é preciso entender como ele está elaborando o processo, se ele estiver parando a sua vida, se os seus sentimentos e os sintomas estão tão fortes a ponto de impedir que ela consiga realizar as atividades de rotina, é um indício de que ele pode estar vivendo um luto complicado.
Quando o enlutado demonstra intensas dificuldades de lidar com a perda desde o início. Podemos antecipar e indicar psicoterapia nesses momentos, pois já localizamos ser um luto com características que podem transformá-lo em um luto complicado. Em casos de mortes repentinas (como, por exemplo, infarto, acidente, assassinato, suicídio, entre outras) é comum as pessoas demonstrarem dificuldade de elaborar a perda desde o início, pois não tiveram tempo de processar a morte. Nestes casos já podemos buscar este serviço.
Saúde mental instável. Se o enlutado apresentava uma saúde mental instável antes da perda, como, por exemplo, algum transtorno mental, depressão, transtorno de ansiedade, entre outros, é indicado que ele procure uma psicoterapia do luto desde o início, também. Pois, estas características já nos indicam que será muito difícil para essa pessoa elaborar o luto de forma natural. Então é necessário encaminhar para esse serviço o quanto antes e nesses casos é importante realizar um trabalho interdisciplinar com médico psiquiatra.
Caso o enlutado esteja vivendo alguma destas situações acima, é importante que possa buscar a psicoterapia do luto o quanto antes. E se o enlutado não estiver vivendo estas situações ele pode contar com as redes de apoio, pois viver a despedida requer relações com quem você possa se sentir acolhido e ter longas e repetidas conversas sobre isso. Conte com essas redes!
Além disso, você também pode contar com um profissional da Psicologia, que possa estar com você nessa caminhada. Lembrando que a psicoterapia de luto é apenas um serviço específico, mas o psicólogo realiza outros e, caso esse não se encaixe na sua realidade, é importante que você conheça as outras possibilidades. Então, caso você esteja sentindo a necessidade de um espaço para elaborar as suas emoções, não fique sozinho, clique aqui! Podemos pensar juntos no melhor serviço que cuide da sua necessidade.